About Me

Minha foto
Lucio antonio G. silva
Brazil
Ver meu perfil completo

Seguidores

Centenário AD

Sou afiliado

Tecnologia do Blogger.
sábado, 5 de fevereiro de 2011

EBD Galileus:   A importancia da Disciplina na IgrejaHá pelo ...

A importancia da Disciplina na Igreja


Há pelo menos três tipos de disciplina mencionadas na Bíblia:
  • Disciplina Divina, onde Deus mesmo corrige os Seus filhos pessoalmente (At 5:1-11).
  • Disciplina Própria, onde nós mesmos corrigimos as nossas atitudes erradas (I Co 11:31)
  • Disciplina no Lar, onde os pais corrigem seus filhos (Ef 6:4).

      Por que a disciplina na igreja é necessária? Há três razões principais:
a) Infelizmente nem sempre usamos a disciplina própria nas nossas vidas. Às vezes, por falta de conhecimento da Palavra de Deus, ou por falta de cuidado em obedecer o que temos aprendido, caímos em pecado. Assim a disciplina da Igreja chama a atenção do pecador ao seu caminho errado e o ajuda a deixar o pecado e ser restaurado à ordem de Deus.
b) Se o pecador não for corrigido com certeza outros também vão cair no mesmo erro. "não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?" ( I Co 5:6; Gl 5:9). A disciplina é necessária para ensinar a outros sobre a necessidade de santidade na igreja (At 5:11).
c) Deus não pode abençoar Seu povo coletivamente quando há pecado no meio. Acã causou prejuízo para todo o povo de Israel quando pecou ( Veja Js7). A disciplina purifica a igreja na presença de Deus.

Ananias e Safira: A primeira tentativa da entrada de hipocrisia na Igreja .

  Atos 5: 1-11
Ver: 1-MAS um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
Ver: 2-E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Ver: 3-Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Ver: 4-Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Ver: 5-E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
Ver: 6-E, levantando-se os mancebos, cobriram o morto, e, transportando-o para fora, o sepultaram.
Ver: 7-E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
Ver: 8-E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
Ver: 9-Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis ai à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
Ver: 10-E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os mancebos, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.
Ver: 11-E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.

Este incidente nos mostra que a igreja primitiva não estava livre de
Problemas internos. Lucas não procura atenuar a situação, mas conta o acontecimento com cores negras.
Safira no aramaico significa linda. Tal como Barnabé, ela e seu marido venderam uma propriedade. Ananias, com o conhecimento de sua mulher, planejou levar apenas parte do dinheiro aos apóstolos, fingindo que estava dando tudo.
Não somos informados de como Pedro reconheceu a fraude; foi provavelmente por iluminação divina. Pedro acusou Ananias não por enganá-lo mas  por tentar enganar o Espírito Santo. O Espírito Santo é obviamente uma pessoa, e o versículo 4  mostra que o Espírito Santo também  é Deus.
O programa de partilhar riquezas na igreja primitiva era puramente voluntário e não compulsório. Permanecendo de posse da terra, Ananias tinha o direito de fazer o que entendia; e mesmo depois de vendê-la, o dinheiro era seu para usá-lo como quisesse. O pecado de Ananias não foi o de guardar o dinheiro, mas o de pretender uma consagração completa a Deus enquanto deliberadamente guardou parte do dinheiro. Foi o pecado de uma consagração desonesta, pois ele mentiu a Deus.
Encarando a enormidade do seu pecado, Ananias sentiu-se completamente vencido e imediatamente caiu ao chão e expirou. Não somos informados da causa do seu mal. Certamente Pedro não invocou sua morte. Quer Ananias tenha ou não expirado devido a um choque emocional, sua morte foi um juízo de Deus sobre sua consagração hipócrita.
Antigamente no Oriente o sepultamento era feito logo após a morte sem maiores delongas por causa da rápida decomposição dos corpos.
Safira devia estar longe da cena, caso contrário à morte de seu marido tê-la-ia alcançado mais cedo.   Pedro acusou-a de cumplicidade de estar brincando com Deus.
Tentar a Deus (Êx. 17:2; Dt. 6:16),  isto é, ver até onde se pode ir tomando liberdades com a bondade de Deus, é um pecado perigoso. Essa foi uma das tentações que nosso Senhor enfrentou (Mt. 4:7).  Safira teve o mesmo destino de Ananias. Ela também caiu e expirou. Não temos motivos para crer que Ananias e Safira não fossem salvos. Sua morte física foi um juízo divino que não envolveu a salvação deles. O próprio fato de serem crentes determinou a enormidade do seu pecado. Estavam fingindo uma "submissão total" mas  deliberadamente guardaram algo para si.Este é um pecado que só pode ser cometido por um cristão.
Este acontecimento despertou grande espanto e temor de Deus na igreja e produziu influência purificadora.

Definindo Disciplina
Discplina segundo o dicionário Houaiss é 1.obediência às regras, aos superiores, a regulamentos (d. militar)   2.ordem, regulamento, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento (p.ex., de uma organização)   3.ordem, bom comportamento  4.comportamento metódico, determinado; constância  5.  ciência, ramo de conhecimento; matéria escolar.
 Como vemos acima disciplina fala e de obediência e ordem bem como de conduta que visa assegurar o bem estar e o bom funcionamanto de uma instituição, dentro do contexto da igreja ela visa santificar seus membros e corrigir eventuais falhas,mas vivemos em tempos em que muitas pessoas não suportam  ouvir a palavra disciplina na igreja , acham que por estarmos na dispensação da graça podemos tudo e nenhum comportamento ou atitude deve ser abalizado pelas escrituras , infelizmente alguns quando repreendidos pelas suas atitudes viram as costas para aquela igreja e procuram locais onde sua conduta é aceitavel conforme esta em 2Tm 3:4 Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;.
 ,
Bibliografia:
COMENTÁRIO  BÍBLICO  MOODY
Revista CPAD-  Jovens e Adultos 1ª Trimestre de 2011

0 comentários:

EBD

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...